Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Câmera Digital: antes de comprar, você precisa saber!

Compartilhe. . .

Está querendo comprar uma nova câmera fotográfica digital? Então saiba quais são as características que a câmera deve ter para você fazer uma boa escolha, a melhor no seu caso.

Resolução das Fotos
Os especialistas da Kodak e da Fuji afirmam que resoluções entre 8 megapixels e 10 megapixels são suficientes. Câmeras com esse padrão de resolução permitem fazer fotos sem perda de qualidade na imagem no momento das ampliações. Nessa faixa de resolução é possível ampliar fotos até o tamanho de um pôster (70 cm x 100 cm). Desta forma a quantidade de megapixels não deve ser o fator determinante da sua escolha, sendo recomendado observar outras características, como zoom, interface e capacidade dos cartões de memória.

Zoom
O que é mais importante zoom óptico ou digital? A resposta é simples: o zoom óptico. Ele é a capacidade real de aproximação que a câmera faz de uma imagem e depende do conjunto das lentes. Escolha máquinas com zoom óptico igual ou maior que 3x (três vezes). O zoom digital é um artifício eletrônico que amplia a imagem digitalmente e não tem a mesma qualidade do óptico. Câmeras com zoom digital a partir 5x são perfeitamente aceitáveis.

Cartões de Memória: Compatibilidade e Capacidade.
Com relação aos cartões de memória para armazenar as fotos que você faz, devem ser observadas três características:
  • Que tipos de cartões são compatíveis com a máquina que você pretende comprar. Observe a Classe da máquina. Câmeras de “classe 2” usam cartões só até classe 2, mas câmeras de classe 4 podem usar cartões da mesma classe ou inferior;
  • Qual a capacidade de armazenamento de fotos desses cartões. 1 GB de espaço no cartão pode armazenar cerca de 232 fotos com resolução de 8 megapixels. Então, o tamanho do cartão deve ser adequado à sua necessidade.
  • Qual a taxa de gravação e transferência, as velocidades em que a foto é gravada e com a qual uma foto pode ser transferida entre o cartão e um computador. Compre apenas máquinas acima de Classe 2, têm taxa de 2 Mbps (megabits por segundo). Mas se for impaciente escolha alguma com taxa de transferência maior.

Interface
Um aspecto importante para muitos usuários é a facilidade de utilização da câmera. Nesse caso é difícil fazer recomendações. O melhor mesmo é que você possa experimentar a câmera antes de comprar. Tente mexer nos botões, ver que recursos têm, se é fácil compreender a interface, analisar a tela, enfim verifique se você se sente à vontade usando o equipamento que vai adquirir.

Alguns Exemplos de Câmeras Digitais disponíveis no Brasil

A muito Popular Câmera Digital da Sony: Cybershot Dsc-w320 14.1 Megapixels
Sony Cybershot Dsc w320

Uma das mais baratas câmeras digitais: Samsung Digimax ES15 10.2 Megapixels
Camera digital Samsung Digimax ES15

Uma das câmeras digitais mais caras: Nikon D3100 14,2 Megapixels, LCD 3,0
Camera Nikon D3100

Um comentário:

Lívia Tereza disse...

Adoro fotografia e achei o blog muito interessante. Você ja viu que algumas câmeras vem com a função "detector de sorrisos"? A câmera detecta o sorriso pra não perder o momento espontâneo, acho isso muito legal. No site da Magazine Luiza tem muita opção em câmeras digitais e dicas de como fotografar e cuidar do seu aparelho, dá uma olhada no link: http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/linha_setor.asp?linha=CF&Setor=CFCD