Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Machu Pichu e Birmânia: Milagres do Photoshop.

Compartilhe. . .

Inaugurando a seção bobagens da internet.

Você recebe um powerpoint (pps) com imagens supostamente reais da natureza e fica deslumbrado com esses maravilhosos “milagres”. Bem, lamento decepiciona-lo, mas é tudo Photoshop. São só bobagens da internet.

Caso 1: A Face Humana nas Ruínas de Machu Picchu - Peru.

Você pretende viajar ao Peru e, claro, conhecer Machu Picchu, que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Ai começa a procurar sobre o assunto na internet e acha um incrível PPS (power-point) sobre o lugar. Com o argumento de que os “Incas fizeram coisas muito além do que podemos imaginar”, inicialmente é apresentada a foto abaixo com sendo uma autêntica representação das ruínas. Veja:



É bem interessante e parece normal, apesar de ser uma foto com pouca qualidade. Mas vai ficar muito mais interessante! Basta você virar a foto para a esquerda que aparecerá a incrível proeza dos Incas (e coloca proeza nisto, pois até esculpiram montanhas...):



Uma face humana com feições e adornos que até lembram os antigos faraós. Que magníficos escultores foram os Incas! Puxa vida... que bom!!! Principalmente se fosse verdadeiro.

Infelizmente não é. É só mais uma das bobagens da internet, coisa de quem sabe bastante de manipulação de imagens e gosta de pregar uma peça nos outros.

Abaixo, para acabar com o misticismo, você vê uma foto verdadeira das ruínas de Machu Picchu, obtida na Wikipédia.



Por mais boa vontade que tenhamos, mesmo escolhendo um ângulo diferente ou forçando beeem a barra, não dá para ver rosto nenhum. Nas primeiras imagens o rosto humano foi “construído pelo photoshop” alterando-se as dimensões das montanhas atrás das ruínas da cidade.


Caso 2: O Lago da Birmânia com montanhas no formato de Mãe e Filho.

Veja a foto abaixo. Parece uma formação montanhosa à beira de um lago, mas você vai se surpreender.



Basta virar a foto 90 graus no sentido horário e teremos esta maravilha da topografia: mãe e filho em posição de que está orando ou fazendo uma reverência. Incrível, não é?!



Sim, é incrível não dá para acreditar! Birmânia, que hoje se chama Mianmar ou Myanmar, é um país do sul da Ásia, próximo da China, Tailândia, Bangladesh e Índia. Experimente procurar imagens no google usando a expressão “myanmar lake”. Veja se consegue algo parecido com isto. É pura bobagem, mesmo que seja legal ou bonito, essa paisagem não existe, foi feita em photoshop e aqui no Brasil.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ocara pinta bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Anônimo disse...

Até a minha prof.de História da Arte caiu naquela do Machu Pichu...
Apesar de não serem reais são trabalhos ótimos, adorei!

marcosmanulo disse...

fotos lindas,de bom gosto

Nizi disse...

Oi, interessante a sua observaçao. Tempos atras recebi um email com imagens do "canyon brasileiro". Desconfiei e pesquisei e usaram photoshop. Na verdade era o Parque Estadual do Guartelá so que com varias modificaçoes incluindo imagens do Canyon no Colorado.
Agora na internet a gente tem que desconfiar de tudo.
um abraço.

Anônimo disse...

Nizi, me deu uma raiva quando recebi a suposta foto do Parque Quartelá! Logo ví o ônibus e me lembrei deles quando etive no Grand Canyon. E tem gente que acredita.