Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

O Tamanho da Terra, dos Planetas e Estrelas.

Compartilhe. . .

Esta montagem artística e fotográfica permite comparar o tamanho do planeta Terra com os demais planetas do sistema solar, com o sol e outros sóis ou estrelas.

Esta é uma boa forma de ter noção de nossa insignificância. Os vários astros aqui representados têm diferenças de tamanhos que chegam a ser incompreensíveis para o ser humano comum, não conhecedor de astronomia.

Comparação Numérica.
Para simplificar, das várias medidas que caracterizam fisicamente um corpo celeste, vamos usar só o diâmetro equatorial.
O menor dos corpos celestes aqui representados é Plutão, cujo diâmetro no equador é de 2306 km. A Terra, onde habitamos, é quase seis vezes maior, com cerca de 12756 km. Mas isto é pouco, porque o nosso Sol tem diâmetro de 1.392.000 km. Ou seja, é quase 110 vezes maior do que nosso planetinha azul.
Tá achando grande? Não é!
Antares, que aparece na última foto, é uma estrela vermelha gigante que fica na Constelação de Escorpião e estima-se que seu tamanho seja 700 vezes o do nosso “solzinho”. Ela deve medir mais ou menos 974.400.000 km de diâmetro!

(E pensar que eu estava achando minha barriga meio grande...)


Comparação Visual
(Clique nas fotos para ampliar.)
Terra, Vênus, Marte, Mercúrio, e Plutão em montagem comparativa.
O tamanho da Terra frente a Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
Todos planetas comparados em tamanho com o Sol.
Arturus, Polux, Sirius, nosso Sol comparados com Júpiter.
Antares, Betelgeuse, Aldebaran, Rigel, Arturus, Pólux e Sírio comparados com o nosso Sol.

As Estrelas e Sóis que aparecem nas Fotos

  • Aldebaran, Aldebarã ou Alpha Taurus - é a estrela mais brilhante da constelação Touro.
  • Antares ou Alpha do Escorpião, por sua posição central e coloração vermelha é conhecida como o “Coração do Escorpião.”
  • Arcturus ou Alpha Bootis é a quarta estrela mais brilhante no firmamento.
  • Betelgeuse (Alpha Orionis) e Rigel (Beta Orionis), são as duas maiores estrelas da constelação de Orion. Rigel, apesar de ser menor que Betelgeuse, tem mais brilho visível, sendo a sétima mais brilhante do firmamento.
  • Pólux ou Beta Geminorum: uma estrela vermelha gigante. Pólux é a estrela mais brilhante da constelação de Gêmeos e já foi confirmado que existe um planeta orbitando-a.
  • Sirius ou Sírio é a estrela mais brilhante no céu noturno. Fica na constelação do Cão Maior e pode ser vista de qualquer ponto do planeta Terra.

19 comentários:

hal76 disse...

muito interessante seu post...essa comparação de tamanho foi bem curiosa...parabéns pelo blog, você tem interesse em parceria?
eu tenho um blog que trata de vários assuntos(tecnologia, cinema, novidades, curiosidades, etc...)Se você tivr interesse, entre em contato, está bem?
meu blog é o http://hal76.wordpress.com/
Aguardo seu contato!
Obrigado e parabéns!!!
Horácio

Priih S. Souza disse...

Nossa!

Incrível seu post! Eu não tinha conhecimento de nada disso!
Confesso que fiquei de queixo caído!!!

Muito legal!! Espero q continue postando coisas legais assim.........

Abraços

Anônimo disse...

olha eu vou falar a verdade eu nunca tinha visto imagens como a do sol e da terra eu fiquei supreedido com essas imagens

luluti disse...

Uau amei seu post!!!incrivel,alucinante,fantabuloso!(fantastico+fabuloso) tenho um trabalho e concerteza vou usar seu post,vou contar isso pra toda a tiurma,amei,e me apaixonei!!!
Como vc fez isso ser tao incrivel???
É tao umilhante nóis ser tão pequeno,e olha que eu sou alta, viu?
Beeeijooosss
Continue assim!!!

Anônimo disse...

nossa! muito bom seu post! eu estava vendo no discovery,uma estrela maior que o sol ela se chama..(eu vou escrever errado porque eu ouvi e não sei escrever o nome dela) bom..ela se chama pelo que eu saiba é..''aeta kabinae'' escrevi tudo errado mais entenderam,só faltava ela ai no post mais seu post é muito bom!

Anônimo disse...

achei incrível mais acho que voce deveria classificar porque fica dificil de saber oque e sol,oque e estrela e ,achei muito realista as imagens , voce esta de Parabéns valeu!!
meu nome e : Débora 100% eterna!!!

Anônimo disse...

Antônio Carlos :
Já tinha conhecimento de corpos gigantescos no universo, que nossa terrinha é nada em tamanho, mas, mas, nunca tinha visualizado isto. Fiquei encantado, ótimo trabalho,colega. Parabéns.

Marcos Evan disse...

E tem gente que acha que somos os filhos únicos. Deus cria essas belezas de estrelas, por que não colocaria um ser inteligente para apreciar suas visões? Um dia vamos conhecer esse pessoal.

valeu pelo post.

DNC disse...

Para quem não sabe o sol é uma estrela. Uma estrela chamada sol, e existem bilhões e bilhões de estrelas só na via lactea que é a galaxia na qual encontra-se o sistema solar(sol + 9 planetas) e existem bilhões e bilhões de outras galaxias com bilhoes de estrelas e planetas viajando a velocidades gigantescas.

Anônimo disse...

Muito bom. Acho que vou me apropriar de suas imagens e mostrar aos meus alunos. Assim como eu, eles vão adorar. Parabéns!

EDILSON disse...

Simplesmente fantástico!

kaká ribeiro disse...

Interessantíssimas as imagens e as informaçoes que contém nelas aprendi muito com seu blog.ADOREI!

Anônimo disse...

CARA,o seu blog é fantástico, eu fiquei impressionado com a magnitude desses (sóis),(está entre aspas porque não sei se o são), eu sabia que não éramos nada no universo,agora,bem,agora estou convencido disso, é a primeira vez que visito seu blog, PARABÉNS

Anônimo disse...

muito interessante, mas na proxima vez coloca o tamanho de todos os planetas do sistema solar, ok?

Anônimo disse...

Muito interessante,isso só nos leva a refletir,o quanto somos mesquinhos,individualistas,soberbos,lutamos matamos e morremos,por nada!Nu vinhemos e Nu voltaremos...(hoje minha mente se fez melhor)PARABÉNS.

Anônimo disse...

Mas ser imenso e ser igual o deserto do Saara, eu fico com o meu
planetinha azul, que tem tudo né, até mulher. rs

Junior Silva disse...

Pow mto legal, gosto qndo se fala d estrelas é um assunto q eu me interesso mto! Mas ainda tem varias estrelas q sao tao maiores q o Sol qnto Antares, por exemplo a maior estrela registrada a VY Canis Majoris, na constelação de Cão maior (por isso o nome) q chega a ser 2100 vezes maior q nosso sol. Ela é grande assim tbm pq ja esta em fase d morte, faltam apenas 100 mil anos pra ela explodir em supernova. Ela pode ate ser grande mas ja perdeu metade d sua massa, mas continuara sendo um colosso ate sua morte! Abraços! Grande tema!

Anônimo disse...

Cada imagem (foto) representa uma escala, por isso na primeira foto não consta os planetas maiores, como jupter por exemplo, (não teria espaço para ele na foto, dentro desta escala de comparação).. e sim, todas as estrelas são "sois".. de diferentes formações, como de diferentes tamanhos, e perto de algumas delas, realmente o sol não passa de um "pixel" na escale de comparação. Então não é errado dizer que nós "Planeta Terra", somos nada mais que "poeira cósmica" em relação ao tamanho do Universo..

Anônimo disse...

Triste daqueles fanáticos religiosos que não aceitam vidas em outros mundos .... seria um desperdício de Deus apenas a Terra ter vida inteligente !!!
O universo de planetas seria uma carreta com 30 toneladas de arroz, sendo um grão de arroz a nossa Terra... e vida somente aqui ????
Ótimo trabalho ... vale a pena ver várias vezes ....