Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Escoteiras Coreanas e Hello Kitty de 2,5 metros de altura.

Compartilhe. . .

Hoje estão muito em foco as diferenças culturais, ideológicas e religiosas entre o ocidente e o Oriente Médio, basicamente o Islã. Esta discussão ofuscou o brilho das diversidades que temos com outros povos, ainda mais a leste, os Coreanos e Japoneses, potências de peso tão ou mais importantes para o futuro da humanidade do que os países árabes. No entanto, são evidentes as nossas diferenças também em relação a eles, embora estas sejam menos fundamentalistas.

Uma das primeiras coisas que notamos ao conhecer outros povos ou, simplesmente, pessoas são suas aparências. Depois, notamos e julgamos hábitos religiosos ou que tenham o caráter de culto. Foi pensando nisto que resolvi incluir aqui estas duas fotos. A primeira é da inauguração de uma estátua em homenagem à Hello Kitty, um produto para crianças muito vendido no Brasil e propriedade da empresa japonesa Sanrio. Observe o olhar de admiração e o entusiasmo dos circundantes ante a algo que aparentemente tem o estatus de “bezerro de ouro”. Ou seja, os japoneses olham para a representação de um produto de sucesso quase da mesma forma como um religioso olha para uma imagem sacra. Mais que isto, eles são capazes de cultua-la. A partir de uma constatação dessas, será que temos muita coisa em comum?

Na segunda imagem, o que se vê é um grupo musical feminino de muito sucesso na Coréia do Sul. Atente para as roupas e veja se elas são compatíveis com as idades aparentes das integrantes. São moças com faixa etária próxima dos 20 anos, no entanto, vestem-se como escoteiras. Não há decotes e as saias não passam 5 centímetros para cima dos joelhos. Assim vestidas, haveria a mais remota possibilidade de fazer sucesso no Brasil ou nos Estados Unidos?

É inquestionável que, com a desbragada globalização que vivemos hoje, ainda teremos que aprender muito sobre diversidade e tolerância, cá e lá.


Estátua da Hello Kitty com 2,5 metros de altura.

Grupo musical de meninas coreana caracterizado de escoteiras.

Nenhum comentário: