Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Taj Mahal: O tumulo mais caro da historia?

Compartilhe. . .

Grande marco turístico da Índia, recentemente eleito como uma das 7 maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal é um mausoléu, ou seja, uma construção suntuosa feita para adornar uma sepultura.

Veja a beleza das fotos e depois, se quiser, leia o que penso sobe o assunto.

Taj Mahal - vista frontal
Taj Mahal - fotografia próxima mostra a riqueza de detalhes da obra
Taj Mahal - Foto aérea com o Rio Agra ao fundo

O edifício, de arquitetura incomum para os ocidentais, é uma obra grandiosa. Completamente estruturado em mármore branco e adornado por uma quantidade extrema de detalhes, para ter uma aparência ainda mais rica, foi incrustado com pedras semipreciosas e sua cúpula é costurada com fios de ouro. O imperador que ordenou sua construção era muçulmano, assim, o Taj Mahal contem inscrições retiradas do Corão e é ladeado por duas mesquitas e quatro minaretes. Sintetizando: além da beleza e da história, é uma obra arquitetônica que impõe respeito mesmo nos dias de hoje.

Se considerarmos os métodos de construção usados, nossa admiração ficará ainda maior, uma vez que naquela época não havia estruturas metálicas nem concreto. Por esta razão o mausoléu é em verdade um grande quebra-cabeças, formado por pedra empilhada sobre pedra (amplie as fotos, clicando sobre, elas e veja que é realmente isto). Cada uma dessas suas peças teve que ser esculpidas artesanalmente em blocos de mármore, usando-se para executar tais tarefas apenas o malho (martelo de madeira) e o cinzel (similar à talhadeira). Logicamente, é possível imaginar a quantidade de trabalho que uma coisa dessas consome. Principalmente ao considerar que, para garantir a estabilidade do conjunto, a medida de cada unidade deve ser absolutamente justa e a superfície de encaixe deve ser perfeita.

Atualmente cercado de uma mística romântica, a atração que a requintada edificação exerce é inquestionável. Às vezes ele é chamado de “a maior prova de amor do mundo”. Bullshit! Como diriam os americanos nos filmes. Ou seria uma Bowl de Shit? Vejamos o porquê:

  • O imperador Shah Jahan mandou erigir o sepulcro, às margens do Rio Agra, em memória de sua esposa favorita, ou seja, ele tinha várias;
  • Ele era quinto rei da dinastia dos mongóis, famosos por seus civilizados métodos de conquista, e reinou de 1628 a 1658, quando, provavelmente por ser muito bonzinho, acabou sendo deposto em vida por um dos seus próprios filhos;
  • Se a Índia é pobre hoje, imagine a situação quatrocentos anos atrás;
  • A construção consumiu 17 anos e a força de trabalho de cerca de 22 mil homens, certamente, todos bem alimentados, com seguro saúde, assistência odontológica, não é?! Estou em dúvida. Será que eram escravos?
  • Considerando-se que o ramo das construções continua sendo perigoso até hoje, imagine quanta sepulturas de trabalhadores foram produzidas para que se erguesse um elefante branco como adorno do sepulcro da favorita do tirano.

Em conclusão, governante é governante em qualquer época ou lugar, f#de o povo a troco de um capricho qualquer!

Então, lembre-se: se for a Índia e admirar o Taj Mahal, antes de ficar romanticamente entusiasmado, reze! Reze pelas almas, da esposa ali enterrada e dos milhares que devem ter morrido para produzir aquela beleza.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria, é formidavel ver coisas assim. Muito bom!

EDINETE disse...

ACREDITO EU QUE O NOSSO AMOR POR MAIOR QUE ELE SEJA , JAMAIS CONSEGUIREMOS DIMENSIONÁ-LO EM COISAS MATERIAIS. A MAIOR PROVA DE AMOR POR ALGUEM É AMÁ-LA E RESPEITÁ-LA ENQUANTO A TEMOS DO NOSSO LADO.APESAR DE SER MUITO LINDO ESSE MONUMENTO, PENSO EU QUE TODO ESSE DINHEIRO DEVERIA SER MAIS BEM APROVEITADO, MATANDO A FOME DE MILHARES DE SERES HUMANOS QUE AINDA PASSAM FOME NESSE PLANETA.

Anônimo disse...

politicos nunca muda...
foi assim...
é assim...
e vai piorando a cada dia...

Anônimo disse...

Queria eu ter condições para erguer tamanho monumento a minha amada!
Sei que ela se contenta com o tamanho do meu coração!!!

Anônimo disse...

O que esses babacas comentam e demagogia barata,
e como se perguntasse se esses pseudos certinhos escolhessem entre um fusca e um eclipse, e eles escolhessem o fusca.
Quer conhecer bem as pessoas comuns de-lhes dinheiro,
ai sim esses vagabundos ergueria nao so um, mais varios
tajs. Portanto bando de idiotas deixem quem pode fazer e lambam as botas de inveja.