Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Ilusão de Ótica: Infinito Fractal

Compartilhe. . .

Veja a imagem estática abaixo. Ela é do tipo GIF e tem a aparência de uma de uma fotografia tirada de avião ou satélite, retratando a área costeira e o mar em algum lugar do planeta. Se você clicar sobre ela, uma nova janela se abrirá e a mesma imagem terá um movimento de zoom, que da a aparência de uma que infinita. Será sempre a mesma imagem se reproduzindo e no entanto a impressão de que vai persistir. O curioso aqui é que a ilusão tem um comportamento de Fractal. Os fractais são figuras que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e na arte gerada por computador. Eles são objetos geométricos que podem ser divididos infinitas vezes em partes, cada uma delas semelhante ao objeto original.


Ilusão de Ótica com aparência fractal de movimento infinito

2 comentários:

Jadir Neves disse...

"existem controvérsias sobre explicações científicas"?
- minha opinião é que o "apagamento" de uma cor já vista pelo(s) olho(s) é feita com a cor inversa: por exemplo, quando vemos vermelho e fechamos os olhos "veremos" um azul que se desvanece lentamente, isto é, uma despolarização! Fixando a vista num detalhe colorido de um piso veremos o mesmo motivo em negativo.
Assim, ao mudarmos o enfoque, num outro detalhe do desenho teremos que "apagar" a informação abandonada, e essa sensação de movimento é, mesmo, um movimento dos pegmentos dos bastonetes internos aos olhos como reatâncias ao movimento final.
- assim também são os fenômenos hipnóticos.
- é o que penso.

Anônimo disse...

Vemos nada mais e nada menos que repetições da imagem,que começa tão pequeno,que não conseguimos ver e vai,aumentando e recomeçando coisa de outro,mundo fala serio,kkkkkkkk

andersonlagow@yahoo.com.br