Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Evolução tecnológica: 1 GB de memória vinte anos atrás?

Compartilhe. . .

Se você quisesse ter um cartão de memória de 1 gigabyte para sua câmera digital há 20 anos (se elas existissem na época), estaria com um grande problemas nas mãos! E coloque grande nisto.

O que se vê na foto abaixo é um HD (disco rígido) com capacidade de um gigabyte produzido pela IBM exatamente há vinte anos. Quando vi, lembrou-me mais um motor de fusca, mas, felizmente era menor e menos pesado. Afinal, eram só 32 quilogramas. No lado direito, na ponta dos dedos, vê-se um cartão de memória SD atual, também de 1 GB. Não sei ao certo, mas tenho a impressão de que as coisas evoluíram um pouco.

Comparação de tamanho entre um HD fabricado pela IBM vinte anos atrás e um cartão de memória SD, ambos com 1 gygabyte.
Este disco rígido estava em exibição em um museu de computação, parte de uma mostra sobre computadores e comunicações modernas na cidade de Murska Sobota, Eslovênia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba !!!! e o PC quantos quilos tinha !!??

PEMG disse...

A foto é de 2007, portanto o HD é de 1987. Nessa época os Personal Computer (PC’s) ainda eram muito poucos, comparando-se ao panorama atual. Provavelmente os HDs de 1 gigabytes, com o da foto, só eram utilizados em computadores de grande porte, os mainframes.

Em 1986 comprei meu primeiro PC. Antes eu tinha um Apple IIe, que nem disco rígido possuía. Tudo era salvo em disquetes, se não me engano, de 256 Kbytes. O PC que comprei seguia o padrão lançado pela IBM e era o melhor que o dinheiro podia comprar naquela então. Sua configuração:
-Monitor: de 14 polegadas, monocromático de fósforo verde;
-Processador: 8086 Intel, com um clock de 4 mega hertz;
-HD: (o maior que existia para pcs) 30 MB;
-E para ajudar dois drives de disquetes de 5 ¼ polegadas.
-Tamanho: GRANDE;
-Peso: De machucar a coluna...