Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

China: Incríveis Paisagens, Belas e Desconhecidas

Compartilhe. . .

A China está na Moda. Seu crescimento econômico é dos mais empolgantes do mundo. A população de 1 bilhão e trezentos milhões de habitantes abriga uma diversidade cultural e étnica de fazer inveja. Por fim, as dimensões territoriais enormes, poderio bélico e a invasão dos mercados de outros países com produtos baratos, somam-se aos fatores anteriores e impulsionam o alastramento da importância deste futuro império(?) no cenário mundial. Inevitavelmente, cresce também o interesse público e, subseqüentemente, a vontade de conhecer de perto as terras chinesas, ou seja, turismo.

As fotos que apresento abaixo são tão boas e belas que suspeito que sua divulgação, possivelmente, faz parte de alguma estratégia para estimular o crescimento do interesse turístico sobre a China. Elas (as fotos) chegaram às minhas mãos por um pps, via e-mail. Eram 18, das quais coloquei abaixo apenas 7, por tratarem de um mesmo assunto e tipo de paisagem.

O pps declara como autor o fotógrafo Feng Jiang, para mim um desconhecido, mas que sabe tudo de fotografia e é muito talentoso. Como o propósito de seu trabalho era criar imagens de espetaculares, ele deve ter usado algum Filme Rápido (ASA acima de 400), tendo conseguido ótima saturação de cores, mesmo em condições de iluminação pobre, como nas fotos em que há nuvens ou foram feitas no crepúsculo.

Mesmo que algum fotógrafo purista ache que as cores estão saturadas demais, tenho certeza, o público geral julgará as fotos lindas.

A Agricultura em Terraços do Chineses Hanis

As fotos abaixo são das montanhas de Ailao e ficam no distrito de Yuanyang, província de Yunnan, no sul da China. O povo que habita a região pertence à minoria étnica, os Hanis. Estes, têm pelo menos 1.300 anos de história desenvolvendo um tipo de agricultura muito incomum. Em montanhas cujas altitudes podem atingir 2000 metros, eles constroem e irrigam terraços para servir de área agricultável. Destaque-se que durante quase toda história a enxada foi a única ferramenta usada para conseguir esta proeza da agricultura.

(A maioria das fotos é ampliável, basta clicar nelas. Algumas até dão bons planos de fundo ou wallpapers)

Terraços para plantações na ChinaOs terraços ainda não irrigados. Observe a altitude em que a mulher está. Compare com as nuvens abaixo dela.

Arando os terraços alagadosJá cheios de água, os terraços chineses têm suas terras aradas, como preparação do plantio.

Por do Sol na província de Yunnan, no sul da ChinaNão só de trabalho vive o homem. A paisagem no por do sol ficou muito bonita refletida nos terraços alagados.

Plantio de arroz nos terraços do HanisO plantio, se for de arroz, será feito manualmente, pé por pé, infinitas vezes.

Plantação em pleno crescimento cobre os terraços e torna a montanha verdejante.A cultura em pleno desenvolvimento cobre completamente com um verde exuberante o que antes era lama em prateleiras.


O arroz ou trigo está pronto para ser colhidoHora de colher: a plantação se torna amarelo-palha, com os grãos cacheados a espera da ceifa.


Imagens de áreas baixas também alagadas, na ChinaEsta última aproveitei somente por ser bonita, pois o plantio em área não montanhosa não é exemplo da prática dos Hanis da China.

25 comentários:

Anônimo disse...

LINDA MUITO LINDAS A CHINA É LINDA É FEMININA>

Anônimo disse...

A CHINA É MARAVILHOSA...
...SEM PALAVRAS...

Anônimo disse...

A companhia vale do rio doce tem feito uns trem parecido por aki em minas tbm...

schreck disse...

simplismente lindas.schreck

Anônimo disse...

Adoro fazer terraços já fiz alguns e pode-se ver pelo google earth.
Fica em Bambuí MG, na IF-MG ,antiga escola agrotécnica.Curso agronomia lá.
Tiago F. B. de Oliveira.

Anônimo disse...

a chima é linda

Anônimo disse...

chineses são muito inteligente e sabem usar a natureza o solo foi o povo que mais se adaptou a o terreno...

Anônimo disse...

lindo pra quem não sabe ,isso tudo é sofrimento de um povo q planta arros na água, tudo manual, e é só o q tem para comer, isso quando a colheita for boa.

Anônimo disse...

amei, sensacional, porém me preocupo pois diante de tanta grandeza unindo a força do homem a natureza buscando a perfeita união, há os que destroem nosso planeta com que força e de onde virão os perversos? será um botão acionado e tudo não passará de mera lembrança?

Anônimo disse...

Os chineses são dotados de muita sabedoria,um povo guerreiro e é um povo sofrido e conservam suas origens.

pacman60 disse...

O melhor será "baixar" estas imagens e guardá-las num ficheiro no computador uma vez que com o rumo que estamos a dar à Terra, qualquer dia só nos resta apreciá-la como uma recordação.
pacman60.

ELISANDRA disse...

A CHINA É MARAVILHOZA, TANTO AS PAIZAGENS COMO AS PESSOAS QUE A PRESERVÃO E FAZ A NATUREZA CONVIVER COM O SEU SUSTENTO,SABIAMENTE.
ELISANDRAtralia

Luiz Carlos Duarte disse...

Parabens pelas imagens uma luz incrivel

Anônimo disse...

muito lindo parabens: o q pressisamos ver é coisas desse tipo para esquecer dos problemas

Anônimo disse...

Muito bonito, mas será que não há erosão???

Reenataa disse...

aa seei la as veezees achoo que é montageem, mas se não foor é liinda deemaaiss!

Claudete disse...

planto arroz no brasil,mas na china e lindo ,um sonho, claudete de santa catarina

Anônimo disse...

lindo,lindo,lindo,lindo

Monique disse...

essas fotos não pertencem a um chines e sim um brasileiro que reside na china e aprensentou essas fotos para um trabalho do curso da escola focus de fotografia no qual eu tambem curso.

Blogante disse...

Olá Monique

Até onde sei, o autor das é Feng Jiang e é fácil verificar isto em uma rápida busca de imagens no Google. No entanto, caso você tenha mais informações sobre a autoria, por favor, me informe.

Monique disse...

bom eu comecei meu curso na escola de fotografia a pouco tempo e meu ultimo trabalho foi sobre essas fotos e eles me dizem que o Fernando Alves, ex-aluno do curso fez essas fotos na china, onde ele reside. mas realmente nao posso afirmar. apenas quis te informar. obrigada! =)

Blogante disse...

Oi Monique,

Agradeço sua informação, mas vou manter a autoria como sendo de Feng Jiang. Procurei no Google imagens por Fernando Alves e não encontrei sequer uma dessas fotos. Também pesquisei o Flickr, tanto para Feng Jiang como para Fernando Alves e, tudo indica que o real autor é o primeiro.

Um abraço.

Gell disse...

Lindo Blog , suas fotos são lindas , ionclusive roubei 3 uma dela eu já tinha , lindo ! PARABÉNS!!

vandete disse...

Linda a terra do meu pai...
vandete

Anônimo disse...

A China,é um país que precisa mostrar suas belezas fenomenais ainda um tanto desconhecidas ,fotos lindas !!!!!