Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Nano Fotografia – Fotografando o Minúsculo

Compartilhe. . .

Brasileiro conquista o segundo lugar em concurso de fotografia microscópica.

O Doutor em biologia e pesquisador da Embrapa Luciano Paulino Silva ficou com segundo lugar no concurso internacional de fotografias de imagens microscópicas. Organizado pelo Instituto de Ciências de Materiais de Madri, o concurso teve o propósito de demonstrar reconhecimento à contribuição das técnicas de fotografia microscópica para o desenvolvimento da nanotecnologia. Os trabalhos apresentados foram julgados por um conjunto de especialistas segundo critérios que consideraram tanto os méritos científicos quanto a beleza artística das fotos.


A foto do Doutor Luciano Silva mostra a imagem de três glóbulos vermelhos humanos depois de tratamento com um antibiótico.
Foto microscópica de Luciano Paulino Silva mostra glóbulos vermelhos humanos.

A imagem vencedora do concurso é do suíço Andreas Fuhrer e chama-se "Nano anéis". Ela mostra uma estrutura de formato circular com um mícron de diâmetro à qual se conectam terminais.
Nano anéis de um mícrom de diâmetro

Essas “Margaridas Desfocadas” na realidade são o resultado da deposição de átomos de ferro sobre silício. A foto ficou em quinto lugar no concurso e sua autora é a espanhola Carmen Munuera.
Margaridas do Nanomundo – fotografia microscópica de átomos de ferro sobre silício.

Um comentário:

Jadir Neves disse...

É mesmo bela a Natureza até em seus micro-universos!
Mas, eu creio que nem em femto-universos encontraremos o modelo atômico, tal como Niels Bohr o preconizara, pois, considerando simetrias: direito e esquerdo, sim e não, claro e escuro, matéria e anti-matéria, genitália externa e genitália interna, etc., temos que, ao olharmos para cima e com nossos telescópios veremos o modelo do sistema solar: esferas maciças e espaços balofos, mas, ao olharmos para baixo, com microscópios, deveremos ver esferas ocas e espaços maciços, tais como as espumas de sabão, de látex, borras de minérios, cortiças, bambus,..., e os esferóides de petróleos decompostos sobre a água e que refletem luzes coloridas como as gotas de arco-íris.
Então o modelo atômico básico deveria ser uma esfera contida num cubo. Ou seja, de modo oposto ao Sistema Solar este nunca apareceria assim isolado, mas, talvez contido numa espuma nos moldes da foto vencedora.