Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Fernando de Noronha – Fotos de Satelites da Nasa

Compartilhe. . .

A imensa beleza contida no ínfimo.

As fotos usadas neste post foram obtidas no Google Earth e são originariamente feitas por satélites da Nasa. As duas primeiras, embora sejam fotos, foram tratadas artisticamente para enfatizar alguns aspectos e suprimir outros, como, por exemplo, a atmosfera. Só para esclarecimento, as altitudes mencionadas não são aquelas em que as fotos foram batidas, mas sim reapresentam a altitude do ponto de visão.
Para uma melhor visualização, clique sobre as imagens e elas se abrirão em tamanho grande numa outra janela.


Representação artística sobre foto da Nasa indicando Fernando de Noronha a uma distância 20000 km da TerraA 20.000 Quilômetros
Caso você estivesse a esta distância da superfície da Terra, seria impossível ver onde fica o Arquipélago de Fernando de Noronha. Só mesmo colocando o alfinete verde e a legenda é que se torna possível uma noção, ainda que inexata, da posição relativa da ilha em relação ao continente.








Fernando de Noronha localizado em imagem a 1000 quilometros de altitude“Descendo” a 1000 KM de altura
A esta distância já é possível “ver” Noronha, de toda forma coloquei um alfinete amarelo para marcar o locar. A ilha é o borrão amarelo, similar a uma vírgula, que se vê abaixo do alfinete. Cerca de dois centímetros à esquerda é visível um pontinho amarelo. Ele é o Atol das Rocas. Também dá para ver a costa brasileira com nitidez e as cidades de Fortaleza, Natal e Recife estão demarcadas.


À Altitude de 12 KM,  imagem monstra toda a extensão visível do arquipélago de Noronha, inclusive a Ilha da RataAltitude 12 KM: Opa! Agora dá pra ver!
Esta imagem demonstra toda a extensão visível do arquipélago, desde o início da Ilha de Fernando de Noronha (na parte inferior esquerda) até a Ilha da Rata (na porção superior direita). Também estão demarcados dois locais de destaque: a Vila dos Remédios e a Pontinha. Observando a periferia você pode notar algumas formações rochosas, não ligadas à ilha por terra, e ver as diferentes tonalidades das águas. Onde elas são mais claras é sinal de que o local é raso e a medida em que escurecem indicam o aprofundamento do leito do oceano. A linha reta, que parece destoar da paisagem e está logo acima do nome da ilha é a pista de pouso do aeroporto.


As águas azuis esverdeadas da Baía Sueste vistas de 2000 metros de altura.Baía Sueste
Com uma conformação típica que honra o nome de baía, é uma concavidade protegida por rochas de todos os lados, inclusive em sua entrada, razão pela qual o mar aí é calmo e as ondas são suaves. Esta parte da ilha, além da imensa beleza do verde-azul claro de suas águas, tem história para contar. Foi aí que desembarcou a esquadra portuguesa para uma tentativa de conquistar o arquipélago das mãos dos holandeses, os, então, “donos do pedaço”. (O ponto de visão da foto equivale a 2000 metros de altura)


Praia ou Baía do Sancho em vista aérea – Fernando de NoronhaPraia ou Baía do Sancho
Já citada aqui neste blog, o Sancho de Noronha, seja praia ou baía, merece ser relembrada. Seus atributos justificam a duplicidade e há quem diga que esta é a praia mais bonita do Brasil. Para mais informações, veja: Fernando de Noronha: mergulho livre na Praia do Sancho (O ponto de visão da foto equivale a 700 metros de altitude)


Morro do Pico e Praia da ConceiçãoPraia da Conceição e Morro do Pico
Também já citados, os dois pontos são parte do roteiro inescapável em Noronha. A Conceição é uma praia que tanto pode ser utilizada para a prática do surf, pelas boas ondas na maré alta, como desfrutada pelos demais turistas na maré mansa, quando é calma e oferece uma boa extensão de areia. Sobre o Morro do Pico, ponto culminante da ilha, leia: Fernando de Noronha – Morro do Pico. (O ponto de visão da foto equivale a 2000 metros de altura e está levemente ao norte da ilha).


Foto simulação de vista panorâmica da topografia da ilha de a uma altitude de 6000 metrosAproximação de Avião
Esta foto simula o panorama que um piloto de avião teria ao se aproximar do arquipélago. A imagem seria vista a uma altitude de seis mil metros, estando a aeronave a sul de Noronha, mas não sei precisar a que distância. Ela foi obtida fazendo-se uso de um recurso do Google Earth que destaca a topográfica do terreno e permite visões horizontais da paisagem. Pareceu-me um recurso muito valioso, uma vez que oferece uma perspectiva completamente diferente daquelas obtidas com as fotos aéreas tradicionais. Observe na parte superior da foto como o Morro do Pico fica com uma representação muito mais adequada aos seus mais de 300 metros de altura.

3 comentários:

Anônimo disse...

cheguei á IN FOTO, e fiquei por aqui, tem temas maravilhosos ,obrigado pelo prazer que nos dão

Anônimo disse...

Só para lembrar que entre Natal e Recife está João Pessoa, perfeitamente visível na foto.

Anônimo disse...

o mais interesante é que hoje
dia 03 de fevereiro de 2011
ao funçar o google terra justamente
na baia SUESTE se vc girar a imagem do google com o controle vai ver uma figura de um homem
eu batizei o homem com a BIBLIA pois parece que ele esta levando uma livro grande
a latitude 32"25"23"94
seu amigo é de manaus
EVANDRO SOUZA
UM ABRAÇO
barevandro@yahoo.com.br