Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Três Softwares Grátis para quem gosta de fotografia, mas não é profissional.

Compartilhe. . .

Se você é como eu e já tem centenas ou milhares de fotos digitais no micro, vai gostar de usar os softwares que apresento neste post. Eles são feitos para usuários iniciantes, que sabem pouco ou quase nada de tratamento de imagens e também não estão dispostos a aprender a lidar com o PhotoShop (que é bem complicado). Utilizando-os você conseguirá organizar, visualizar, melhorar e até aplicar alguns efeitos muito interessantes nas suas fotografias. Tudo de maneira bastante simples.

Os três utilitários apresentados (PhotoFiltre, Picasa e Irfanview) são softwares do tipo Freeware, isto é, gratuitos. Não é preciso pagar nada e eles funcionam integralmente e por tempo ilimitado.

PhotoFiltre

Apesar de grátis, o PhotoFiltre é uma ótima opção para retocar imagens digitais. Ele permite que você faça ajustes simples ou avançados de detalhes da foto e tem um vasto repertório de filtros e efeitos que podem ser aplicados. É simples e intuitivo para se usar e bem fácil de aprender. Mesmo para nós, iniciantes, alterar a iluminação ou suas cores, criar molduras ou inserir texto, recortar ou girar a imagem são operações fáceis de realizar. Ele também é capaz de compactar imagens muito bem.

Destaque para os filtros e efeitos.

A grande variedade filtros e efeitos (mais de 100) permite a usuários novatos ganhar familiaridade com alguns recursos só usados por profissionais. Entre eles você encontra funções de ajuste (brilho, contraste, troca de cores, saturação, correção de gama) e também efeitos artísticos (aquarela, pastéis, tinta indiana, pontilhista, efeito de quebra-cabeça), que podem fazer milagres, transformando sua foto em algo muito parecido com uma obra de arte.

Veja abaixo uma foto tratada com o PhotoFiltre, onde uma maçã, ainda no pé, aparece em cores, enquanto o restante da paisagem foi convertido para preto e branco.


Para baixar o PhotoFiltre, clique aqui


Picasa

Em se tratando de Google normalmente as coisas funcionam muito bem. Não é diferente com o este gerenciador de imagens, que é disponibilizado gratuitamente pela mesma empresa dona do buscador mais importante da internet.

O Picasa é um ótimo software para quem quer ou precisa organizar uma grande quantidade de fotos e ter facilidade para localizá-las no próprio computador. A versão mais recente permite examinar automaticamente todo o disco rígido, encontrando e classificando as fotos por data de criação e permitindo a você adicionar palavras chaves que auxiliam nas pesquisas. Com uma interface muito agradável, é possível fazer ajustes simples e rápidos com apenas uns poucos cliques e que produzem alguns resultados surpreendentes. O recurso “luz de preenchimento” é particularmente útil para melhorar aquelas fotos que ficaram um pouco escuras por falta de iluminação adequada ou insuficiência do flash. Como no buscador, também aqui existe um “Estou com Sorte” que às vezes funciona muito bem.

Veja aqui alguns dos outros recursos do Picasa:

  • Slideshow – apresentação de slides
  • Estrela – para classificar suas fotos favoritas
  • Cortar, remover olhos vermelhos, corrigir o contraste e cores, realçar detalhes de suas imagens digitais.
  • Gravar em CD ou DVD;

Baixe o Picasa aqui


IrfanView

Apesar de ter um aspecto um pouco antiquado este é na minha opinião o melhor visualizador de imagens existente. Seu slideshow é realmente um show, com muitas opções de ordenamento e automação. O IrfanView é capaz de abrir quase todos os formatos de imagens existentes, além de mp3 e vídeo. É um programa bastante pequeno, leve e rápido, que pode ser usado em máquinas com poucos recursos de processamento e memória, mas que não deve ser desprezado por quem tem máquina robusta. Uma de suas características muito boas é a capacidade de redimensionar e salvar imagens com ótima qualidade. Nas ampliações, ele é melhor que muitos softwares pagos. Possui zoom, permite a conversão de formatos e oferecer uma série de efeitos (blur, sharpen, mosaic, emboss, b&w, oil paint, explosion, etc), além disto, você pode cortar, rotacionar, inverter, ajustar brilho, contraste, hue, gamma, etc. Recomendo baixar o pacote completo de plugins disponíveis no site e o pacote de linguagens que permite traduzir a interface para o português.
Site do desenvolvedor : www.irfanview.com

Nenhum comentário: