Boas Piadas: Assine o Feed.
As Melhores . + Vistas . Interessantes . Certeiras . Replay . Índices

Destruição da Amazonia: Os Verdadeiros Responsáveis

Compartilhe. . .

Da BBC
Cadeias de fast food destróem Amazônia, diz 'Guardian'

O jornal britânico The Guardian traz nesta quinta-feira uma reportagem em que traça a relação entre o desmatamento da Amazônia e o abastecimento de redes de fast food como o McDonald's.

De acordo com a pesquisa, produzida por cientistas associados à organização ambientalista Greenpeace ao longo de seis anos, "um punhado das maiores empresas de alimentação e comerciantes de alimentos, entre eles o McDonald's britânico, estão conduzindo a destruição rápida e ilegal da floresta amazônica".


O principal acusado na reportagem do Guardian é a gigante americana da agricultura Cargill, com um faturamento anual de US$ 700 bilhões.

"Ela fornece sementes e agrotóxicos aos fazendeiros para que plantem centenas de milhares de toneladas de grãos por ano, que então são exportados, principalmente de Santarém, para Liverpool e outros portos europeus."

Baseando-se em fotografias de satélite e registros do governo brasileiro, os pesquisadores do Greenpeace afirmam ter verificado que, quando a Cargill anunciou planos de construir dois silos de grãos, um terminal de US$ 20 milhões e um porto particular, o desflorestamento deu um salto.

"As imagens de satélite mostram que em dois anos as taxas de desmatamento dobraram para 28 mil hectares por ano, os preços da terra dispararam e a soja se popularizou com a chegada de fazendeiros provenientes de várias partes do Brasil", diz o Guardian.

3 comentários:

ADAO VIEIRA FILHO disse...

INFELIZMENTE A VERGONHA QUE SE TORNOU A NAÇAO BRASILEIRA,EU SOU UM DOS MILHOES DE BRASILEIROS QUE PERDEU A VONTADE DE LUTAR E CONSTRUIR UM PAIZ MELHOR.NOSSOS BANDIDOS GOVERNANTES EM UM PAIZ ONDE A JUSTIÇA SÓ FUNCIONA PARA POBRE E IMUNIDADE PARLAMENTAR,O POVO NAO TEM MAIS FORÇA PRA LUTAR. O BRASIL SO MUDARA DEPOIS DE UMA GRANDE REVOLUÇAO. BRASIL,PAIZ CONHECIDO NO MUNDO COMO O PAIZ DO FUTIBOL E O PAIZ DA VERGONHA. INFELIZMENTE QUANDO VOU AO EXTERIOR SO FALO QUE SOU BRASILEIRO SE FOR OBRIGADO A MOSTRAR PASSAPORTE,TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO, MAS TENHO VERGONHA DOS COMENTARIS QUE O POVO DE OUTRAS NAÇOES TEM A RESPEITO DO BRASIL,E EU NAO VOU DISCUTIR COM UM ESTRANGEIRO PRA DEFENDER AS VERGONHAS DO MEU PAIZ , PORQUE REALMENTE O QUE ELES FALAM É VERDADE ; POR ISSO PREFIRO NAO DIZER QUE SOU BRASILEIRO. VERGONHA.

Anônimo disse...

Não só um britanico está destruindo a amazônia mas o homem em geral ...
E o que nos deixa com mais vergonha é que o governo diante disso NÃO FAS NADA!
já é ora de melhorar essa situaçaõ..
Ou nos vamos continuar sem um futuro saudável???

Anônimo disse...

IRANILDA disse...
O Brasil é um país grande e lindo,porém não temos governantes comprometidos com a nação,pois quando os elegemos não cumprem o que prometem ,basta observar que todos eles priorizam:saúde,educação e segurança na época da campanha, quando se elegem esquecemtudo que prometeram e trabalham em prol deles mesmos.Vejamos a esmola do aumento do salário mínimo e faça uma relaçao com o deles que foi no mínimo, dependendo do estado de 75%.Enquanto isso o povo vive na miséria.Não tenho vergonha de ser brasileira,tenho vergonha sim de viver em um país onde os governants são egoistas,corrúpitos e sem compromissos com aqueles que os elegem.